Imagem capa - Livros e hábitos por Vivian Miyuki Kanashiro

Livros e hábitos

Desde a adolescência, o hábito da leitura nunca foi presente na minha vida. Não me lembro de ter algum livro marcante, na verdade nenhum fora os obrigatórios do colégio (que devo admitir que também não os lia).


Meu hábito começou aos poucos. Há mais de um ano comecei com poemas curtos. Sempre preferi leituras rápidas, por não ter paciência de ler textos muito longos e complexos. Lembro-me bem de que o único livro que realmente li na época do colégio foi Vidas Secas, do Graciliano Ramos. Se você pegar pra ler, vai entender o porquê.


Os poemas eram histórias de sofrimento e amor, então lia por me identificar com toda a dor. Aos poucos fui comprando mais livros, maiores e de outros temas. Infelizmente, meu gosto por leitura não aumentou com as compras, e esses livros permaneceram intocáveis por um ano.


No natal do ano passado ganhei um leitor digital de presente, e como estava determinada a criar o hábito da leitura, defini como meta ler um livro por mês.


E assim foi, até agora. Estou no sétimo mês, sete livros lidos. Devo admitir que não é fácil, por vezes preferi dormir ou me distrair nas horas de leitura. Mas comecei por títulos que me interessavam, como romances LGBT e livros de autoajuda.


Eu não preciso ler os 12 livros em 2 meses, tenho o ano todo pra cumprir as metas, então aos poucos, de 15 em 15 minutos de leitura por dia, sei que posso conseguir.